OS CRIATIVOS SÃO CÍCLICOS...

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Beleza X Autoestima

Lendo um texto sobre o Envelhecimento Mental que começa aos 27 anos e nele o neurologista Paulo Henrique Bertolucci afirma que do ponto de vista evolutivo, por volta dessa idade já estaria chegando a hora de se aposentar, recorro a minha vibrante e acesa memória de *quaquaraquaquá para trazer em flashs mnemônicos exemplos de quão formidável é conjugar o verbo contrariar. Amo contrariar estatísticas, amo contrariar a ciência [embora eu seja uma cientista por formação e índices e indícios permeiam, há muito, os meus movimentos laborativos, enquanto pesquisadosa]. Como é bom ir ao encontro de novas perspectivvas, contrariando o óbvio.

Numa visão ocidentalizada de culto e consumo da imagem e da eterna juventude, abre-se uma fresta vinda da Terra do Sol Nascente, revelando-nos o verdadeiro olhar da sabedoria atribuída ao tempo. Convivo, desde a minha adolescência, com grandes pessoas e personalidades, mulheres e homens extraordinários, acima de 80 anos, que confrontam a tese dos 27. Octogenários com memórias perfeitas, acuidade aguçadíssima sobre a importância da natureza e dos sentimentos em sua materialidade, eloqüência emparelhada com a sapiência de quem conhece o poder da palavra e seus desdobramentos. Como é bom aprender com quem já aprendeu em outro tempo, apesar de ter pessoas que envelhecem mas são imaturas e misósofas. Como é bom aprender vivendo e viver reAprendendo a sonhar dentro de cada instante, de cada tempo vivido, sem essas pré ocupações, pois aos que temem o envelhecimento, sinto que esse processo se processa acintosamente, trazendo um peso que furta o contentamento do momento presente, da jovialidade e beleza em qualquer idade com que se esteja. Esse clamor meio desesperador, sobretudo de algumas mulheres, em serem/parecerem eternamente lindas como uma flor [numa versão feminina do "Retrato de Dorian Gray" do grande Oscar Wilde], me faz lembrar uma piadinha  em que duelam entre si BELEZA X AUTOESTIMA:

Um dia, a rosa encontrou a couve-flor e disse:
- Que petulância te chamarem de Flor!
Veja sua pele: é áspera e rude, enquanto a minha é lisa e sedosa.
Veja seu cheiro: é desagradável e repulsivo, enquanto o meu perfume é sensual e envolvente...
Veja seu corpo: é grosseiro, rechonchudo e feio, enquanto o meu é delicado e elegante.
Eu, sim, sou uma flor!
E a couve-flor respondeu:
- HELLOOOOOU, QUERIDAAAA! ACORDAAAAAAA!
De que adianta ser tão linda, se ninguém te come? Hãããã?
 !!!!!!!!!!!!!!!!!!AUTO ESTIMA É TUDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Depois de deparar e depurar o pensamento de grandes filósofos como Sócrates, Nietzsche, Kant, Voltaire, Platão, Schopenhauer, Maquiavel, dentre outros,  na minha vida acadêmica e fora dela, valho-me do filosofismo do "grande pensador contemporâneo" Frank Aguiar  para dizer seguramente o meu lema:

MULHER MADURA É O BICHO,  LAVOU, ENXUGOU, TÁ NOVA!!!!!
Tão tosco e abjeto, quanto autêntico...

Essas palavras são também para vocês da minha galerinha do QUÁ:
Lana, Lane, Lu, Paulette, Dette, Liz, Crys, Queilinha, Conça, Onça, Gi, Gó, Zó, Rosa e quem mais chegar... Por serem, como eu, felizes por terem chegado até aqui... plenas...


AGUARDEM GRANDE EVENTO!!!  HLera do QUÁ - O ENCONTRO.


ASSISTAM AO VÍDEO ABAIXO...  MULHER MADURA.

Por Valéria Valério

p.s.: Diane Keaton é a Mulher Madura da foto, numa cena  do Filme Alguém Tem Que Ceder, impagável, com o Jack Nicholson.
*quaquaraquaquá é uma expressão que eu designo a mim mesma e as minhas queridas amigas, coleguinhas etárias nos nossos 44 anos, ou ainda as da casa dos qua... ou dos enta... e como disse  Drummond: Aprendi novas palavras e tornei outras mais belas. 
A pesquisa diz ainda que até os 27 anos você ja terá perdido ou perdeu 50% da sua Inteligência Espacial. Eu não perdi o que nunca tive. Nasci completamente desprovida dessa inteligência, apesar de ser geógrafa.

8 comentários:

  1. Oi Lela,obrigada pela visita e palavras gentis..
    um abraco
    Susi

    ResponderExcluir
  2. Lela, que espaço bacanérrimo...aconchegante , sensível e ainda filosófico !!!! Amei !!!

    fica um pouco de Elisa Lucinda pra nós que menstruamos por sermos bastante Mulher !!!
    Aviso da Lua que menstrua


    Moço, cuidado com ela!
    Há que se ter cautela com esta gente que menstrua...
    Imagine uma cachoeira às avessas:
    cada ato que faz, o corpo confessa.
    Cuidado, moço
    às vezes parece erva, parece hera
    cuidado com essa gente que gera
    essa gente que se metamorfoseia
    metade legível, metade sereia.
    Barriga cresce, explode humanidades
    e ainda volta pro lugar que é o mesmo lugar
    mas é outro lugar, aí é que está:
    cada palavra dita, antes de dizer, homem, reflita..
    Sua boca maldita não sabe que cada palavra é ingrediente
    que vai cair no mesmo planeta panela.
    Cuidado com cada letra que manda pra ela!
    Tá acostumada a viver por dentro,
    transforma fato em elemento
    a tudo refoga, ferve, frita
    ainda sangra tudo no próximo mês.
    Cuidado moço, quando cê pensa que escapou
    é que chegou a sua vez!
    Porque sou muito sua amiga
    é que tô falando na "vera"
    conheço cada uma, além de ser uma delas.
    Você que saiu da fresta dela
    delicada força quando voltar a ela.
    Não vá sem ser convidado
    ou sem os devidos cortejos..
    Às vezes pela ponte de um beijo
    já se alcança a "cidade secreta"
    a Atlântida perdida.
    Outras vezes várias metidas e mais se afasta dela.
    Cuidado, moço, por você ter uma cobra entre as pernas
    cai na condição de ser displicente
    diante da própria serpente
    Ela é uma cobra de avental
    Não despreze a meditação doméstica
    É da poeira do cotidiano
    que a mulher extrai filosofando
    cozinhando, costurando e você chega com a mão no bolso
    julgando a arte do almoço: Eca!...
    Você que não sabe onde está sua cueca?
    Ah, meu cão desejado
    tão preocupado em rosnar, ladrar e latir
    então esquece de morder devagar
    esquece de saber curtir, dividir.
    E aí quando quer agredir
    chama de vaca e galinha.
    São duas dignas vizinhas do mundo daqui!
    O que você tem pra falar de vaca?
    O que você tem eu vou dizer e não se queixe:
    VACA é sua mãe. De leite.
    Vaca e galinha...
    ora, não ofende. Enaltece, elogia:
    comparando rainha com rainha
    óvulo, ovo e leite
    pensando que está agredindo
    que tá falando palavrão imundo.
    Tá, não, homem.
    Tá citando o princípio do mundo!


    Bjos de Paulete !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Valéria...

    Estou a cá a rir gostosamente da teoria dos 27 confrontada com a minha cara-metade-alma de 60, que você pode checar, conferir, alferir, inferir e o diabo a quatro, pela fotinha de identificação lá do blog e pelas fotos do flickr lá disponíveis, e concluir o que lhe der na telha do seu telhado de vidro.

    O fato é que essa teoria é altamente, senão desastrosamente questionável (e certamente destronável), pois certo é que, apesar dos 60, ainda não perdi nem 1% da inteligência espacial, que, testada exatamente aos 28 anos, foi considerada acima do normal, senão paranormal, como sempre acho que fui, para não dizer ANORMAL.

    Amei estar aqui e tomar contato com essa sua saudável anormalidade estético-visceral.

    beijos,
    Leila

    Não consegui na primeira tentativa, pelo wordpress, e vou tentar agora por outras vias.

    Abração,

    Leila Brito

    ResponderExcluir
  4. Lela,

    Obrigada pelo convite e parabéns pela iniciativa.

    Bjs

    Lia

    ResponderExcluir
  5. Palavras do poeta Esmeraldino Correia

    Recebo suas mensagens e vejo o quanto de amor e carinho você tem para com as pessoas! Obrigado mesmo, pois, através delas, fui ajudado e, galguei um pequeno degrau na escada da minha vida! É bem mais que uma escada, é uma escalada e nós estamos aqui para os desafios e fazer acontecer. Faça acontecer Valente Valéria!

    ResponderExcluir
  6. Lela,
    Amiga tão perto e tão longe ( suas palavras)literalmenta falando perto demais...Sabe que mesmo não nos vendo todos os dias tenha plena consciencia que você é a amiga IMENSA que todos nós gostaríamos de ter. E, eu sinto o maior orgulho em dizer Eu sou sua amiga e voce com certeza é Minha amiga.É bom demais ter voce como amiga, protetora, MAE,
    Andar com voce pelas ruas é muito engraçado..rsrsr se eu fosse um cineasta, capturaria as cenas tão perfeitas que acontece quando voce passa...EX: Que Tipão...ai meu Deus..E é cabeçada em postes , olhares fulminantes das companheiras...kkkkkkkkkk
    Voce é demais...
    Sem falar da pessoa verdadeira que voce é...Amiga pra qualquer hora.

    Beijo, AMIGA
    Amei seu blog

    ResponderExcluir
  7. Aiiii... que bondade é poder envelhecer e ter vivido o tudo que lhe posto... hummmm amo os meus segundos pois hoje mais velho e sábio vejo que foi muito bobo se não teria envelhecido mais cedo... rsrsrs adoro.

    ResponderExcluir